Home » Arquivo

Artigos na categoria Montanhismo

Montanhismo »

[11 Out 2018 | 1 comentário]

GR 22 – Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal
3ª etapa: Piódão – Sta. Margarida
1 a 4 de novembro de 2018
 
A GR22 foi criada no ano 2000, tendo sido remarcada em 2014. Tem um traçado circular com 565 km e uma variante de 40 km que permite dividi-la em dois. O percurso atravessa 12 Aldeias Históricas de Portugal: Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso, Linhares da Beira, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto, Sortelha, Belmonte e Castelo Mendo.
Em outubro de 2016, percorremos 135 km desta GR, iniciando em Castelo Mendo e finalizando …

Montanhismo »

[10 Set 2018 | 2 comentários]

Picos da Europa 2018
P.N. Picos da Europa
5 a 7 de Outubro de 2018
 
Estamos de regresso aos Picos da Europa e a uma das zonas mais selvagens de todo o Parque Nacional, a zona do Collado Jermoso.
Até o seu próprio nome indica,  o refúgio de Collado Jermoso está sem dúvida num dos locais mais idílicos dos Picos da Europa. É também dos refúgios mais inacessíveis.
Será o nosso regresso a esta zona, 9 anos a pós a atividade de 2009, mas desta vez para realizar um travessia da parte sul do maciço …

Montanhismo »

[5 Set 2018 | 1 comentário]

“Caminhada para Todos”
Fisgas de Ermelo, Mondim de Basto
16-09-2018 (domingo)
 
Inserida no Parque Natural do Alvão, no concelho de Mondim de Basto, a área protegida das Fisgas de Ermelo constitui uma verdadeira obra prima da Mãe Natureza. As cascatas das Fisgas de Ermelo são umas das maiores quedas de água da Europa com cerca de 400 metros de desnível e resultam da passagem milenar das águas do Rio Olo.
Devido ao seu elevadíssimo valor ambiental e beleza única, as Fisgas de Ermelo foram nomeadas como uma das 21 Maravilhas – Praias de Portugal na categoria de praias selvagens
Neste percurso marcado, com início e fim na aldeia de Ermelo, iremos passar …

Montanhismo »

[30 Mai 2018 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Drave – A Aldeia Mágica, Arouca
17-06-2018 (domingo)
 
Esta é uma caminhada linear que liga as povoações de Regoufe e Drave, no concelho de Arouca. O início e fim tem lugar na aldeia de Regoufe, onde em tempos idos era explorado o volfrâmio. Na altura da II guerra mundial trabalhavam aqui cerca de 1000 pessoas na exploração concessionada a empresários ingleses. A aldeia de Drave, rodeada de altos montes, é um lugar mítico. O “Solar dos Martins” e a capelinha dedicada a Nossa Senhora da Saúde destacam-se do escuro das …

Montanhismo »

[21 Mai 2018 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos” – Trilho de Germil
Ponte da Barca
27/05/2018
 
Neste percurso por caminhos florestais e trilhos de pastores apreciaremos as majestosas paisagens da Serra Amarela, os núcleos rurais de Germil e Germil de Baixo, manchas florestais de carvalhos junto ao rio Germil e o fojo do lobo.
 
Introdução
Este itinerário tem início junto à capela da aldeia de montanha de Germil, nas faldas da Serra Amarela, no concelho de Ponte da Barca.
Ficha Técnica:
Extensão aproximada: 9,5 km
Duração aproximada: 4h00 horas.
Grau de dificuldade: fácil.
Ponto de partida/chegada: Igreja de Germil.
Tipo de percurso: pequena rota, circular, de …

Montanhismo »

[17 Abr 2018 | Sem comentários]

Montanha Palentina 2018
P.N. Fuentes Carrionas – Montanha Palentina, Espanha
28 a 30 abril de 2018
 
 
Estamos de regresso a uma atividade invernal e desta vez vamos rumar para norte, mas não para os Picos da Europa. Vamos para a zona do Espiguete, no Parque Natural de  Fuentes Carrionas – Montanha Palentina.
Este parque é um espaço natural protegido e está localizado a nascente dos Picos da Europa. Não sendo uma zona tão massificada pelo turismo como os próprios Picos da Europa, tem picos de grande beleza, destacando-se o Espiguete  – principal objetivo da …

Montanhismo »

[15 Abr 2018 | Sem comentários]

GR 22 – Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal
21 a 24 de abril de 2018
 
A GR22 foi criada no ano 2000, tendo sido remarcada em 2014. Tem um traçado circular com 565 km  e uma variante de 40 km que permite dividi-la em dois. O percurso atravessa 12 Aldeias Históricas de Portugal: Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso, Linhares da Beira , Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto, Sortelha, Belmonte e Castelo Mendo.
Em outubro de 2016, percorremos 135 km desta GR, iniciando em Castelo Mendo e finalizando em Trancoso. Este ano …

Montanhismo »

[10 Abr 2018 | Sem comentários]

Caminhada Para Todos
Percursos Litoral Norte: Póvoa Varzim – Fão
14 abril 2018
 
Introdução
Percurso pedestre não sinalizado, coincidente em parte com Caminho de Santiago pela Costa com início no Centro Urbano da Póvoa de Varzim e final em Fão. Decorrerá em caminhos pé posto, estrada, areal e Passadiços de madeira numa extensão total de cerca de 20 Km. 
Permitirá conhecer melhor as características que levaram à criação do Parque Natural Litoral Norte, em Esposende, bem como conhecer e identificar fauna e flora do cordão  dunar.  Veremos igualmente algumas características da vida comunitária nestes …

Montanhismo »

[7 Mar 2018 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Trilho das Brandas de Sistelo – Arcos de Valdevez
18-03-2018 (domingo)
 
A aldeia de Sistelo foi recentemente eleita umas das “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria Aldeia Rural. A povoação situa-se a 20 km da sede do concelho (Arcos de Valdevez), sendo rodeada por campos agrícolas em forma de socalcos, que servem de pasto ao gado e onde se cultiva o milho. Junto à povoação passa o rio Vez e dois dos seus principais afluentes, os rios Couço e Outeiro.
O Trilho das Brandas de Sistelo, percurso pedestre de pequena rota (PR), …

Montanhismo »

[29 Jan 2018 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Percurso Pedestre de Campos – Vieira do Minho
18-02-2018 (domingo)
Na sua parte inicial, o percurso enquadra-se em meio rural, atravessando fartos lameiros. Segue-se posteriormente uma paisagem de transição entre o espaço rural e a serra. De referir a beleza do Rio da Lage com os seus moinhos e a sua ponte. De seguida vem a serra com a sua riqueza, com o seu polimorfismo, com a sua peculiar paleta de cores, com a sua luz… Se tiver sorte, poderá ainda observar alguns animais de que a cabreira é tão …