Home » Arquivo

Artigos na categoria Montanhismo

Headline, Montanhismo »

[30 Mai 2018 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Drave – A Aldeia Mágica, Arouca
17-06-2018 (domingo)
 
Esta é uma caminhada linear que liga as povoações de Regoufe e Drave, no concelho de Arouca. O início e fim tem lugar na aldeia de Regoufe, onde em tempos idos era explorado o volfrâmio. Na altura da II guerra mundial trabalhavam aqui cerca de 1000 pessoas na exploração concessionada a empresários ingleses. A aldeia de Drave, rodeada de altos montes, é um lugar mítico. O “Solar dos Martins” e a capelinha dedicada a Nossa Senhora da Saúde destacam-se do escuro das …

Montanhismo »

[21 Mai 2018 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos” – Trilho de Germil
Ponte da Barca
27/05/2018
 
Neste percurso por caminhos florestais e trilhos de pastores apreciaremos as majestosas paisagens da Serra Amarela, os núcleos rurais de Germil e Germil de Baixo, manchas florestais de carvalhos junto ao rio Germil e o fojo do lobo.
 
Introdução
Este itinerário tem início junto à capela da aldeia de montanha de Germil, nas faldas da Serra Amarela, no concelho de Ponte da Barca.
Ficha Técnica:
Extensão aproximada: 9,5 km
Duração aproximada: 4h00 horas.
Grau de dificuldade: fácil.
Ponto de partida/chegada: Igreja de Germil.
Tipo de percurso: pequena rota, circular, de …

Montanhismo »

[17 Abr 2018 | Sem comentários]

Montanha Palentina 2018
P.N. Fuentes Carrionas – Montanha Palentina, Espanha
28 a 30 abril de 2018
 
 
Estamos de regresso a uma atividade invernal e desta vez vamos rumar para norte, mas não para os Picos da Europa. Vamos para a zona do Espiguete, no Parque Natural de  Fuentes Carrionas – Montanha Palentina.
Este parque é um espaço natural protegido e está localizado a nascente dos Picos da Europa. Não sendo uma zona tão massificada pelo turismo como os próprios Picos da Europa, tem picos de grande beleza, destacando-se o Espiguete  – principal objetivo da …

Montanhismo »

[15 Abr 2018 | Sem comentários]

GR 22 – Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal
21 a 24 de abril de 2018
 
A GR22 foi criada no ano 2000, tendo sido remarcada em 2014. Tem um traçado circular com 565 km  e uma variante de 40 km que permite dividi-la em dois. O percurso atravessa 12 Aldeias Históricas de Portugal: Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso, Linhares da Beira , Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto, Sortelha, Belmonte e Castelo Mendo.
Em outubro de 2016, percorremos 135 km desta GR, iniciando em Castelo Mendo e finalizando em Trancoso. Este ano …

Montanhismo »

[10 Abr 2018 | Sem comentários]

Caminhada Para Todos
Percursos Litoral Norte: Póvoa Varzim – Fão
14 abril 2018
 
Introdução
Percurso pedestre não sinalizado, coincidente em parte com Caminho de Santiago pela Costa com início no Centro Urbano da Póvoa de Varzim e final em Fão. Decorrerá em caminhos pé posto, estrada, areal e Passadiços de madeira numa extensão total de cerca de 20 Km. 
Permitirá conhecer melhor as características que levaram à criação do Parque Natural Litoral Norte, em Esposende, bem como conhecer e identificar fauna e flora do cordão  dunar.  Veremos igualmente algumas características da vida comunitária nestes …

Montanhismo »

[7 Mar 2018 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Trilho das Brandas de Sistelo – Arcos de Valdevez
18-03-2018 (domingo)
 
A aldeia de Sistelo foi recentemente eleita umas das “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria Aldeia Rural. A povoação situa-se a 20 km da sede do concelho (Arcos de Valdevez), sendo rodeada por campos agrícolas em forma de socalcos, que servem de pasto ao gado e onde se cultiva o milho. Junto à povoação passa o rio Vez e dois dos seus principais afluentes, os rios Couço e Outeiro.
O Trilho das Brandas de Sistelo, percurso pedestre de pequena rota (PR), …

Montanhismo »

[29 Jan 2018 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Percurso Pedestre de Campos – Vieira do Minho
18-02-2018 (domingo)
Na sua parte inicial, o percurso enquadra-se em meio rural, atravessando fartos lameiros. Segue-se posteriormente uma paisagem de transição entre o espaço rural e a serra. De referir a beleza do Rio da Lage com os seus moinhos e a sua ponte. De seguida vem a serra com a sua riqueza, com o seu polimorfismo, com a sua peculiar paleta de cores, com a sua luz… Se tiver sorte, poderá ainda observar alguns animais de que a cabreira é tão …

Montanhismo »

[11 Jan 2018 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Percurso do Carvalhal do Trovela
Ponte de Lima
14-01-2018 (domingo)
 
O percurso do Carvalhal do Trovela permite percorrer e contemplar uma das maiores manchas de carvalhal existentes no concelho de Ponte de Lima. Como pontos de interesse deste trilho é de realçar a Igreja da Boalhosa, capela de São Lourenço da Armada, Castro de São Lourenço, Carvalhal do Trovela e Rio Trovela.
A capela de São Lourenço, de aparência simples, ergue-se no meio de afloramentos graníticos que cercam um grande castro, de que se vêm nitidamente três ordens de muralhas. A …

Montanhismo »

[4 Nov 2017 | Sem comentários]

Serra da Estrela
 01 a 02 dezembro 2017         
O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) fica no centro interior de Portugal essencialmente no distrito da Guarda (85%) e também no distrito de Castelo Branco (15%). Marcado por maciços rochosos de granito, xisto e xistograuvaquicos e vestígios de antigos glaciares, a elevada altitude e localização do parque natural tornam-no um dos locais de Portugal continental com maior ocorrência de chuva, neve, granizo e orvalho.
A importância desta área faz com que seja Reserva Biogenética. Em 2000, foi designada uma área de 88 …

Montanhismo »

[4 Nov 2017 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Caminhos da Sr.ª da Graça
– Mondim de Basto –
12-11-2017 (domingo)
 
Este percurso assenta no caminho utilizado pelos peregrinos para chegar ao alto do Monte Farinha a partir da vila de Mondim de Basto.
O Monte Farinha tem uma altitude de 947 metros, ostentando no seu topo a venerada ermida de Nossa Senhora da Graça. No topo do monte terá existido em tempos a cidade de Cinínia, lar da tribo castreja dos Tamecanos, que terá sido forçada o seu território aquando da ocupação romana no século II A.C., sob o comando …