Home » Arquivo

Artigos na categoria Montanhismo

Headline, Montanhismo »

[26 Mai 2017 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Senhora do Minho – Viana do Castelo
28-05-2017 (domingo)
 
Percurso pedestre na zona mais alta do concelho de Viana do Castelo. Ao longo do percurso iremos deparar com belíssimas paisagens do vale do rio Lima, serra d’Arga e costa atlântica entre Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora. Passaremos pela Fonte da Urze, nascente de água que dá origem ao rio Âncora.
 
Ficha Técnica

Extensão aproximada: 12 km
Duração aproximada: 4h30 horas
Grau de dificuldade: fácil/médio
Ponto de partida/chegada: Senhora do Minho
Tipo de percurso: pequena rota, circular, de interesse ambiental e paisagístico.

Motivos de …

Montanhismo »

[17 Abr 2017 | Sem comentários]

Gredos 2017
P.N. Serra de Gredos, Espanha
22 a 24 abril 2017
 
Estamos de regresso a uma atividade invernal e desta vez vamos rumar para sul, para a Sierra de Gredos.
O Parque Regional da Sierra de Gredos  é um espaço natural protegido e está localizado na ponta sul da província de Ávila na comunidade autónoma de Castilla y Leon. De origem granítica, abrange uma área de 86,397 ha e tem arvoredo até aos 1500/1600 m de altitude.
Trata-se uma área com  dimensão considerável, mas com as zonas de maior altitude bastante limitadas. Tem vários …

Montanhismo »

[27 Mar 2017 | 1 comentário]

“Caminhada para Todos”
(2ª de 2017)
Nas Escarpas da Mizarela – Arouca
09-04-2017 (domingo)
 
Integrado na rede de percursos pedestres de Arouca, o PR7 – Nas Escarpas da Mizarela, é um dos percursos mais emblemáticos da Serra da Freita. O principal atrativo deste percurso é a Frecha da Mizarela, uma das quedas de maior altura da europa, com mais de 60 metros, formada no rio Caima. Este rio, cuja nascente está na aldeia de Albergaria da Serra, na junção de vários riachos, tem uma extensão de 50 km, ao longo dos quais se formam …

Montanhismo »

[7 Mar 2017 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Trilho de Terras da Nóbrega – Ponte da Barca
12-03-2017 (domingo)
 
O Trilho de Terras da Nóbrega integra a rede de percursos pedestres do concelho de Ponte da Barca. O seu ponto de partida e chegada situa-se na aldeia de Sampriz. Os 12 km do percurso são feitos por caminhos rurais de acesso a prados e campos de cultivo, assim como carreteiros de pé posto na zona mais alta do trilho.
A partir do ponto mais alto do percurso, onde já existiu um castelo medieval (Castelo de Aboim), poderemos regalar as …

Montanhismo »

[14 Nov 2016 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Trilho da Mesa dos Quatro Abades – Ponte de Lima
27-11-2016 (domingo)
 
Assente no marco divisório das freguesias de Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte do concelho de Ponte de Lima, encontra-se uma mesa em granito ladeada por quatro bancos cada um assente no território de cada freguesia, onde outrora os representantes de cada paróquia se sentavam para debater e resolver os mais diversos assuntos consultando os fiéis, que se encontravam ao seu redor. Por esta razão, a mesa é conhecida por Mesa dos Quatro Abades.
O percurso sinalizado tem …

Montanhismo »

[7 Nov 2016 | Sem comentários]

Serra da Estrela
08 A 10 dezembro de 2016
 
O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) fica no centro interior de Portugal essencialmente no distrito da Guarda (85%) e também no distrito de Castelo Branco (15%). Marcado por maciços rochosos de granito, xisto e xistograuvaquicos e vestígios de antigos glaciares, a elevada altitude e localização do parque natural tornam-no um dos locais de Portugal continental com maior ocorrência de chuva, neve, granizo e orvalho.
A importância desta área faz com que seja Reserva Biogenética. Em 2000, foi designada uma área de 88 …

Montanhismo »

[21 Out 2016 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Pitões das Júnias – Montalegre
30-10-2016 (domingo)
 
Neste percurso iremos visitar os motivos de interesse mais emblemáticos da freguesia de Pitões das Júnias. Partiremos da aldeia em direção ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias. Julga-se que este convento Cisterciense, já existia no século IX.
Continuaremos em direção ao miradouro da Cascata de Pitões da Júnias, a qual apresenta várias quedas de água, sendo a primeira de 30 metros.
Regressamos à aldeia para tomar o caminho que no levará até à capela de São João da Fraga, situado a 1150 metros de …

Montanhismo »

[11 Set 2016 | Sem comentários]

“Pelos Cumes de Andorra”
Andorra
5 a 9 de Outubro de 2016
(Programa Provisório)
Andorra, ou oficialmente conhecido como Principado de Andorra, é o sexto menor país europeu, está localizado na cordilheira pirenaica entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França. Durante muito tempo isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo, de natureza através das altas cordilheiras, dos vales verdes e das instâncias de neve. Tem como capital Andorra-a-Velha, tem como língua oficial o catalão, sendo também vulgarmente falado o espanhol, português e francês. Atualmente, a população andorrana está listada …

Montanhismo »

[30 Ago 2016 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
De Viana a Vila Praia de Âncora pela costa
04-09-2016 (domingo)
 
Esta é uma caminhada ideal para os quentes dias de verão. Seguiremos um percurso sempre junto ao mar, por vias pedonais de ligação entre praias, passadiços, alguns troços em plena praia e um pouco de caminhos de pé posto.
Partiremos da Sra. da Agonia em direção à praia norte. Daqui continuaremos muito próximos do areal, passando por praias como Areosa, Carreço, Arda, Afife, Ínsua, Gelfa e Vila Praia de Âncora. Passaremos também por tradicionais moinhos de vento, pelo farol de …

Montanhismo »

[28 Jun 2016 | Sem comentários]

“Caminhada para Todos”
Trilho da Peneda
10-7-2016 (domingo)
 
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, de estilo neoclássico, foi construído entre os finais do Séc. XVIII e os meados do Séc. XIX, sendo local de afluência de inúmeros peregrinos.
Ao longo do percurso pedestre teremos oportunidade de calcorrear parte de alguns caminhos de peregrinos, assim como caminhos rurais e caminhos de pé-posto. Aproximadamente a meio do percurso, passaremos por um dos principais povoados desta zona montanhosa – Branda de Bouça dos Homens.
Já na segunda metade do percurso passaremos na vertente (faldas) de uma das …