Home » Arquivo

Arquivo de Artigos de Abril 2014

Montanhismo »

[23 Abr 2014 | Sem comentários]

A Rota Vicentina é uma grande rota pedestre no Sw de Portugal. Formada pelo Caminho Histórico e pelo Trilho dos Pescadores, totaliza 350 km para andar a pé, entre a cidade de Santiago do Cacém e o Cabo de S. Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa.
Inserida no âmbito da iniciativa Passaportes dos Parques Naturais, que visa celebrar a Década da Biodiversidade esta atividade está programada para se realizar em quatro etapas, entre os dias 1 e 4 de Maio de 2014.
Nesta atividade, a Vento Norte propõe-se a percorrer 75 km entre Porto Covo e Odeceixe num percurso sempre junto ao mar, seguindo os caminhos usados pelos locais para acesso às praias e pesqueiros. Trata-se de um caminho recorrível apenas a pé, ao longo das falésias e exigente do ponto de vista físico. Um desafio ao contacto permanente com o vento do mar, à rudeza da paisagem costeira e à presença de uma natureza selvagem e persistente.

BTT e Cicloturismo »

[10 Abr 2014 | Sem comentários]

O percurso a percorrer será o Caminho Português de Santiago, entre Barcelos e Santiago de Compostela, com partida em Vila Nova de Famalicão e ligação até Barcelos por caminhos rurais.

O Caminho passará por zonas e caminhos rurais, zonas urbanas e estradas nacionais, devendo os bicigrinos circularem com respeito pelas regras de condução e com a máxima colaboração e espirito de equipa entre todos os participantes.

Montanhismo »

[7 Abr 2014 | Sem comentários]

Este trilho permite alcançar do ponto mais alto do Concelho de Caminha e da Serra D’Arga – Pedra Alçada, a 742 metros de altitude, de onde se pode observar uma magnífica panorâmica sobre o mar e sobre a foz dos rios Minho e Coura.
Para além da paisagem maravilhosa, durante o trilho podem ser apreciadas várias espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, o Mosteiro de São João d’Arga, cascatas e paisagens naturais criadas pelo ribeiro de S. João e a típica povoação de Arga de São João.
O mosteiro de São João D’Arga é um dos mais antigos de Portugal. Terá sido fundado, em 661 D.C por São Frutuoso, sofrendo, na Idade Média, obras de restauro encetadas pelos frades beneditinos. A sua actual igreja/capela foi construído apenas no séc. XIV. Este mosteiro, entre outras funções, era um local de passagem para Santiago de Compostela e, aí paravam e descansavam os caminheiros/peregrinos.

BTT e Cicloturismo »

[1 Abr 2014 | Sem comentários]

A Linha do Tâmega que faz a ligação da estação de Livração (na Linha do Douro) à estação de Arco de Baúlhe, numa extensão total de 51,733 quilómetros, tendo sido concluída em 1949.
Em 1990 foi encerrado ao tráfego o troço Amarante/Arco de Baúlhe, com cerca de 38 km, tendo sido em 2013 concluída a transformação em ciclovia.
No dia 6 de abril a Vento Norte vai percorrer esta ciclovia que se desenvolve sempre junto à margem direita do Rio Tâmega.