Home » Educação Ambiental, Montanhismo

Atividade: Trilhos do P. N. Litoral Norte [13/05/2012]

8 Maio 2012 Sem comentários

Passaporte dos Parques Naturais
Caminhadas para Todos

ETAPA IV:

Esposende – Foz do Cávado

13/05/2012

 

A orla costeira marítima nortenha tem vindo a sofrer agressões diversas, que vão desde os loteamentos clandestinos ao “urbanismo” desordenado, passando pela extracção descontrolada de areias dunares e pelo sacrifício de ecossistemas de elevada importância. Com vista a obstar a esta situação, foi da iniciativa da Assembleia Municipal de Esposende em 1987 propor a classificação com Área Protegida de toda a costa compreendida entre Apúlia e a foz do Neiva, numa extensão de 18 km.

Em 2005 passou a Parque Natural do Litoral Norte com objectivo de aumentar a conservação do cordão litoral e dos seus elementos naturais físicos, estéticos e paisagísticos.

Surge então uma nova oportunidade de conhecer outro Parque Natural nesta iniciativa da Vento Norte associada à Década da Biodiversidade das Nações Unidas.

Aproveite a proximidade deste parque, traga os seus amigos e não se esqueça do passaporte.

 

Programa:

09:45 – Ponto de encontro em Fão (no parque de estacionamento do clube náutico de Fão – ponto A na imagem em baixo)

10:00 – Início do Trilho em Fão – com guia interpretativo;

12:00 – Passagem por Ofir;

13:00 – Almoço piquenique;

14:00 – Passagem por Apúlia – já sem guia.

15:00 – Fim do percurso;

 


Ver mapa maior
Coordenadas: 41.514900, -8.774977

 

Descrição:

Percurso de pequena rota, em forma de oito, com extensão aproximada de 14 Km, de grau de dificuldade fácil e acessível a todas as pessoas e de qualquer idade, mesmo com hábitos sedentários. O percurso será praticamente plano.

Decorrerá maioritariamente ao longo do trilho (não marcado) designado de “Entre o Cávado e Atlântico”. Terá início em Fão ao longo do estuário, passaremos pela praia de Ofir, voltaremos a Fão pelo pinhal e seguiremos em direcção ao interior de Apúlia, visitando a lagoa, o sistema tradicional de cultivo e os moinhos. Voltaremos a Fão pelas dunas e Pinhal. Após o carimbo final, poderemos saborear as clarinhas de Fão ou optar por um mergulho na praia.

Os caminhos são de terra batida, areia e passadiço, devendo o calçado ser confortável. Aconselho o uso de chapéu de sol e protector solar.

O lanche e refeição são opcionais e da responsabilidade de cada participante.

Teremos durante a manhã o acompanhamento de um guia da natureza do Parque Natural Litoral Norte, Artur Viana, que nos explicará o porquê deste território ser parque natural e a sua importância para as populações locais, e nos ajudará também a identificar a fauna e flora típicas deste parque.

 

Inscrições:

A inscrição tem o custo de 2€ para o pagamento do guia de interpretação da natureza, devendo os interessados enviar um mail para montanhismo.vn2012@gmail.com.

Para informações: Carlos Faria 964871922

 

Seguro:

Cada participante é responsável pelos seus actos, devendo cada um realizar seguro individualmente caso o deseje.

Deixe o seu comentário!

Seja simpático(a). Mantenha-se dentro do tema de forma clara, limpa e sem publicidade não solicitada (spam).