Actividade: Fim de Linha… Caminhada pelo Tua [9 e 10/6/2012]
FIM DE LINHA…
Caminhada pela Linha e Vale do Tua
Mirandela – Foz do Tua
9-10/06/2012
Inaugurada em 1887 pelo rei D. Luís, a Linha do Tua, quer entre o troço inaugural que ligava Mirandela à Linha do Douro na Foz do Tua (54Km), quer o troço total que chegou até Bragança (134 Km), foi uma das grandes vias de ligação entre o profundo interior transmontano e o centro de maior riqueza do norte do país, a cidade do Porto, contribuindo assim para o escoamento de produtos agrícolas e minérios desta região, combate das desigualdades socioeconómicas e isolamento a que estas populações estavam sujeitas.
Mas antes desta linha férrea, já existia uma outra linha… a de água, e que nós lhe demos o nome de Tua. O Tua nasce da junção dos rios Tuela e Rabaçal (aproximadamente 4 Km a norte de Mirandela) e é um afluente do rio Douro. Por entre arribas e fragas ou ladeado de campos férteis, o Tua apresenta uma fauna e flora raras no nosso país ao longo do seu trajecto.
Apesar da beleza, importância e potenciais que estas duas linhas foram apresentado ao longo dos tempos, tanto em termos económicos como sociais, os nossos governantes foram sucessivamente desprezando toda esta região, e principalmente desde os finais dos anos 80, todas as medidas foram tomadas num sentido puramente económico, principalmente na via férrea, que ficou voltada ao abandono, sem manutenção e com uma oferta ridícula e cheia de constrangimentos para o utente, tornando este projecto inviável. Desde Janeiro 2012, com o encerramento do troço Mirandela – Cachão, apenas está em funcionamento aquilo a que se chama de Metro de Mirandela, entre esta cidade e Carvalhais, a norte.
Para além disso, as políticas energéticas decididas pelos nossos governantes passarão num futuro próximo pela construção de uma série de barragens que continuarão a destruir por completo rios e habitat`s com uma riqueza e biodiversidade únicas, alguns destes ainda num estado de pureza ímpar, que certamente deixarão de se encontrar no nosso território. Entre estes, encontra-se o Tua…
Perante esta situação, de um final triste e muito próximo, nada melhor que caminhar ao longo de esta linha férrea, lado a lado com a de água, e sentir e percepcionar toda esta beleza ambiental, histórica, cultural e humana. Antes que tudo desapareça definitivamente…
Programa:
Dia 9 Junho
9:15 – Ponto de encontro na estação de comboios de Mirandela;
9:30 – Início da caminhada
Almoço volante ao longo do percurso
19:00 – Abreiro – Mirandela. Fim caminhada 1.º dia;
19:45 – Jantar no Café Via Rio;
22:00 – Pernoita na Casa do Povo de Abreiro
Dia 10 Junho
6:30 – Acordar
7:00 – Início da marcha
Almoço volante ao longo do percurso
19:00 – Fim da marcha na Estação de comboio Foz do Tua.
19:15 – Regresso a Mirandela via táxi
Descrição:
Percurso de longa rota com extensão aproximada de 54 Km, de grau de dificuldade moderado e aconselhável apenas a pessoas com experiência e rotinas em pedestrianismo e montanhismo (quer marcha em autonomia quer pernoita em tenda em local a escolher durante a marcha).
Decorrerá entre os 230 e 130 metros de altitude, sendo o desnível quase sempre negativo (de montante para jusante do rio Tua) e feito de forma quase sempre constante.
Perspectiva-se, tendo em conta as condições descritas e caso as condições atmosféricas sejam favoráveis, que se faça uma média de 3 quilómetros por hora para que o trilho seja completo.
Os caminhos a percorrer serão essencialmente de pedra solta (cascalho da via férrea) e caminho de terra adjacente à via férrea.
Equipamento:
– Aconselha-se, tendo em conta o tipo de piso, a que se use botas de montanhismo ou sapatilhas de sola dura. Tendo em conta algumas previsões de chuva, este material deve ser particularmente impermeável;
– Tenda impermeável, que deve ser combinada entre todos os participantes para facilitar o seu transporte e não sobrecarregar;
– Saco cama e colchonete;
– Impermeável;
– Gorro e luvas;
– Roupa quente para aguentar a noite;
– Frontal (são vários e longos os túneis ao longo da via)
– Máquina fotográfica ou de filmar;
– Estojo primeiros socorros (a combinar entre todos).
Alimentação:
– Durante o dia a alimentação será volante e baseada em sandwiches, barritas, bolachas e afins. Apesar de passarmos ao longo da marcha por várias aldeias, todos os participantes deverão levar mantimentos para os 2 dias logo na partida de Mirandela, pois não há informações acerca dos horários das vendas locais e corremos o risco de Domingo estar tudo fechado;
– O jantar será no café Via Rio;
– É obrigatório levar água e líquidos para os 2 dias (mínimo 3 litros);
Inscrições:
Inscrição gratuita para sócios e com o custo de 20€ para não sócios. Os interessados devem enviar um mail para montanhismo.vn2012@gmail.com.
O valor da inscrição apenas engloba seguro, estando as despesas de alimentação e transporte ao encargo de cada participante.
Alguma dúvida ou sugestão podem contatar 964871922 ou comparecer na reunião de Associação Vento Norte na sua sede no dia 1 de Junho às 21:30.
Seguro: É obrigatório ter seguro para participar nesta actividade. Caso não tenham Cartão de Montanhista actualizado deverão subscrever o seguro da Vento Norte (contactar mail acima)
Para abrir o apetite consultem:
http://aventura100limites.blogs.sapo.pt/17841.html
http://alinhaetua.blogspot.com/2011/05/percurso-da-linha-do-tu-pe.html
Espero que corra pelo melhor e na próxima não falto de certeza!
[…] 9-10 Junho – Vento Norte – Caminhada pelo Tua – Mais info. […]
Para quando as fotos? 🙂
Deixe o seu comentário!
Seja simpático(a). Mantenha-se dentro do tema de forma clara, limpa e sem publicidade não solicitada (spam).
Próximas Actividades e Eventos
Sem eventos para mostrar
Categorias
Fotógrafo do Ano 2018
Galeria
Últimos Comentários