Home » Montanhismo

Actividade: Fim de Linha… Caminhada pelo Tua [9 e 10/6/2012]

14 Maio 2012 3 comentários

FIM DE LINHA…

Caminhada pela Linha e Vale do Tua

Mirandela – Foz do Tua

9-10/06/2012

 

Inaugurada em 1887 pelo rei D. Luís, a Linha do Tua, quer entre o troço inaugural que ligava Mirandela à Linha do Douro na Foz do Tua (54Km), quer o troço total que chegou até Bragança (134 Km), foi uma das grandes vias de ligação entre o profundo interior transmontano e o centro de maior riqueza do norte do país, a cidade do Porto, contribuindo assim para o escoamento de produtos agrícolas e minérios desta região, combate das desigualdades socioeconómicas e isolamento a que estas populações estavam sujeitas.

Mas antes desta linha férrea, já existia uma outra linha… a de água, e que nós lhe demos o nome de Tua. O Tua nasce da junção dos rios Tuela e Rabaçal (aproximadamente 4 Km a norte de Mirandela) e é um afluente do rio Douro. Por entre arribas e fragas ou ladeado de campos férteis, o Tua apresenta uma fauna e flora raras no nosso país ao longo do seu trajecto.

Apesar da beleza, importância e potenciais que estas duas linhas foram apresentado ao longo dos tempos, tanto em termos económicos como sociais, os nossos governantes foram sucessivamente desprezando toda esta região, e principalmente desde os finais dos anos 80, todas as medidas foram tomadas num sentido puramente económico, principalmente na via férrea, que ficou voltada ao abandono, sem manutenção e com uma oferta ridícula e cheia de constrangimentos para o utente, tornando este projecto inviável. Desde Janeiro 2012, com o encerramento do troço Mirandela – Cachão, apenas está em funcionamento aquilo a que se chama de Metro de Mirandela, entre esta cidade e Carvalhais, a norte.

Para além disso, as políticas energéticas decididas pelos nossos governantes passarão num futuro próximo pela construção de uma série de barragens que continuarão a destruir por completo rios e habitat`s com uma riqueza e biodiversidade únicas, alguns destes ainda num estado de pureza ímpar, que certamente deixarão de se encontrar no nosso território. Entre estes, encontra-se o Tua…

Perante esta situação, de um final triste e muito próximo, nada melhor que caminhar ao longo de esta linha férrea, lado a lado com a de água, e sentir e percepcionar toda esta beleza ambiental, histórica, cultural e humana. Antes que tudo desapareça definitivamente…

 


Programa:

Dia 9 Junho

9:15 – Ponto de encontro na estação de comboios de Mirandela;

9:30 – Início da caminhada

Almoço volante ao longo do percurso

19:00 – Abreiro – Mirandela. Fim caminhada 1.º dia;

19:45 – Jantar no Café Via Rio;

22:00 – Pernoita na Casa do Povo de Abreiro

 Dia 10 Junho

 6:30 – Acordar

7:00 – Início da marcha

Almoço volante ao longo do percurso

19:00 – Fim da marcha na Estação de comboio Foz do Tua.

19:15 – Regresso a Mirandela via táxi

 

Descrição:

Percurso de longa rota com extensão aproximada de 54 Km, de grau de dificuldade moderado e aconselhável apenas a pessoas com experiência e rotinas em pedestrianismo e montanhismo (quer marcha em autonomia quer pernoita em tenda em local a escolher durante a marcha).

Decorrerá entre os 230 e 130 metros de altitude, sendo o desnível quase sempre negativo (de montante para jusante do rio Tua) e feito de forma quase sempre constante.

Perspectiva-se, tendo em conta as condições descritas e caso as condições atmosféricas sejam favoráveis, que se faça uma média de 3 quilómetros por hora para que o trilho seja completo.

Os caminhos a percorrer serão essencialmente de pedra solta (cascalho da via férrea) e caminho de terra adjacente à via férrea.

Equipamento:

– Aconselha-se, tendo em conta o tipo de piso, a que se use botas de montanhismo ou sapatilhas de sola dura. Tendo em conta algumas previsões de chuva, este material deve ser particularmente impermeável;

– Tenda impermeável, que deve ser combinada entre todos os participantes para facilitar o seu transporte e não sobrecarregar;

– Saco cama e colchonete;

– Impermeável;

– Gorro e luvas;

– Roupa quente para aguentar a noite;

– Frontal (são vários e longos os túneis ao longo da via)

– Máquina fotográfica ou de filmar;

– Estojo primeiros socorros (a combinar entre todos).

Alimentação:

– Durante o dia a alimentação será volante e baseada em sandwiches, barritas, bolachas e afins. Apesar de passarmos ao longo da marcha por várias aldeias, todos os participantes deverão levar mantimentos para os 2 dias logo na partida de Mirandela, pois não há informações acerca dos horários das vendas locais e corremos o risco de Domingo estar tudo fechado;

– O jantar será no café Via Rio;

– É obrigatório levar água e líquidos para os 2 dias (mínimo 3 litros);

 

Inscrições:

Inscrição gratuita para sócios e com o custo de 20€ para não sócios. Os interessados devem enviar um mail para montanhismo.vn2012@gmail.com.

O valor da inscrição apenas engloba seguro, estando as despesas de alimentação e transporte ao encargo de cada participante.

Alguma dúvida ou sugestão podem contatar 964871922 ou comparecer na reunião de Associação Vento Norte na sua sede no dia 1 de Junho às 21:30.

Seguro: É obrigatório ter seguro para participar nesta actividade. Caso não tenham Cartão de Montanhista actualizado deverão subscrever o seguro da Vento Norte (contactar mail acima)

Para abrir o apetite consultem:

http://www.linhadotua.net/3w/index.php?option=com_zoom&Itemid=29&page=view&catid=1&PageNo=1&key=0&hit=1

http://aventura100limites.blogs.sapo.pt/17841.html

http://alinhaetua.blogspot.com/2011/05/percurso-da-linha-do-tu-pe.html

http://fotos.afasoft.net/div/tua.html

3 comentários »

  • Cathia disse:

    Espero que corra pelo melhor e na próxima não falto de certeza!

  • Newsletter Junho 2012 | disse:

    […] 9-10 Junho – Vento Norte – Caminhada pelo Tua – Mais info. […]

  • Cathia Campos disse:

    Para quando as fotos? 🙂

Deixe a sua resposta!

Adicione um comentário abaixo, ou coloque uma ligação de retorno (trackback) no seu próprio sítio internet. Pode também subscribe to these comments via RSS.

Seja simpático(a). Mantenha-se dentro do tema. Mantenha-o claro, limpo e sem publicidade não solicitada (spam).

Pode usar estes recursos:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>